No episódio 110 do podcast PDV, tivemos a oportunidade de conversar com Mateus Andreazza, Gerente Administrativo dos Supermercados Andreazza, uma das principais redes varejistas do sul do Brasil, com mais de 30 lojas na região. Falamos sobre os desafios da tecnologia no varejo, especialmente em empresas de administração familiar e abordamos a importância da tecnologia na otimização de processos, enfrentando desafios como escassez de mão de obra e aumento de custos.

A conversa iniciou sobre a discussão da relação entre a tecnologia e os novos gestores no varejo de administração familiar.  Para ele, a tecnologia pode impulsionar os novos gestores, ou seja, as novas gerações a assumirem mais responsabilidades. Um dos pontos defendidos é “ir além do básico” e buscar diferenciação para enfrentar a concorrência e oferecer uma experiência de compra de qualidade.

“Eu costumo brincar bastante nas nossas reuniões aqui dizendo que se você for olhar para o negócio de supermercado, atacarejo, enfim, ele é uma commodity. (...) Então, eu tenho que cuidar muito para que essa commodity, que virou o nosso negócio, não se afunde.” — Mateus Andreazza

Sobre o papel da tecnologia em outras áreas além da mão de obra, Mateus menciona a importância de melhorar processos e reduzir perdas, enfatizando a necessidade de uma abordagem metodológica para otimizar operações e aumentar a produtividade.

Um dos projetos citados foi a implantação da tecnologia Inwave para monitoramento e fiscalização remota de frente de caixa (EASiCash), que trouxe benefícios importantes para a rede:

“O que a gente busca muito aqui é aprimorar o processo. Da mesma forma, o que a gente fez junto com a Inwave foi trazer uma redução de perda, foi trazer uma melhor acuracidade no estoque, tudo por conta da saída da mercadoria da loja.”

Ele explica que a aplicação da solução da Inwave nas operações de caixa permitiu a melhoria do processo e redução das perdas:  

“Ela (tecnologia) nos mostra aquilo que estava passando por entre os dedos, que é uma outra conta muito grande, é a perda."

A conversa também incluiu a dificuldade de contratar e reter profissionais de TI, com Mateus compartilhando a abordagem dos Supermercados Andreazza de terceirização e investimento em processos bem definidos para lidar com questões técnicas.

A importância das relações humanas no varejo

Mateus destaca a importância da relação humana no varejo físico e o foco da rede Andreazza em oferecer uma experiência de compra de qualidade. Ele também discute o papel da inteligência artificial no futuro do varejo, destacando a necessidade de investir em algoritmos para personalizar a experiência do cliente.

E, mesmo com toda a base de tecnologia e olhar para o futuro, Mateus defende: “varejo é olho no olho” e quando perguntado sobre a lição aprendida com o varejo ele pontua um aspecto básico que é servir.

“O que o varejo me ensina muito forte é estar servindo, é servir o cliente. É procurar a excelência, para que eu também possa ter esse respeito depois dele.” — Mateus Andreazza